domingo, 8 de agosto de 2010

Metamorfose Ambulante

 

barbie-gorda

 

O imediatismo nunca esteve tão presente em nossas vidas como nos dias de hoje. A necessidade de acompanharmos as milhares de informações lançadas a cada segundo é imensa. A tecnologia tornou-se descartável, tendo um curtíssimo “prazo de validade”. Os valores foram modificados com base nas novas e supérfluas relações interpessoais. O comportamento humano já é outro. A mente humana já é outra. Já!

Na história da humanidade, sempre houve modificações, mas no geral elas aconteciam em um longo período. Estamos no século XXI, e inúmeras transformações continuam acontecendo, porém a curto prazo. O tempo não muda: Temos as mesmas 24 horas, os mesmos 365 dias, só que acrescentamos um maior número de atividades à nossa rotina. Tratamos com prioridade aquelas coisas que são opção; os valores foram distorcidos e hoje um “eu preciso” é aplicado a um batom novo, mas não a um prato de comida. Coisificação.

Os relacionamentos também passaram por modificações, estão tornando-se cada vez mais superficiais. Um “eu te amo” não é algo dito com o intuito sentimental, e sim como uma forma de extravasar efusivamente a futilidade.

Toda essa “metamorfose ambulante” inserida nesta “mundo instantâneo”, do mesmo modo que pode trazer coisas boas para a sociedade, pode trazer certos malefícios. Um deles é que o ser humano está “perdendo” a capacidade de pensar. Ora porque recorre a meios práticos para resolver os seus problemas, acentuando assim o comodismo, ora porque há uma falha na educação dos jovens de hoje, deixando a desejar quando não ensina a analisar os fatos e perceber que o mundo não é descartável, que as pessoas são mais importantes que os bens materiais, que a tecnologia e praticidade são excelentes, desde que utilizados com cautela e moderação.

Por Tamires Lemos de Assis

---

Redação elaborada com base no tema:

- A Efemeridade/Transitoriedade dos fatos, dos valores, das relações e seus efeitos no ser humano.